Quais as principais técnicas de movimentação em espaço confinado?

Espaços confinados são aqueles locais que não foram projetados para a ocupação humana, com limitações de entrada, saída e ventilação. Apesar de não serem desenhados para isso, alguns profissionais precisam acessar esses locais para realizar uma série de atividades como a limpeza e manutenção de equipamentos, por exemplo. 

Essa tarefa oferece diversos riscos aos colaboradores e é preciso adotar medidas e procedimentos de segurança para garantir que o trabalho seja realizado sem prejuízo da integridade física do profissional. Por isso, é importante conhecer as principais técnicas de movimentação em espaço confinado de forma a orientar a equipe a adotá-las durante o trabalho. 

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e descubra agora mesmo! 

Quais são os principais cuidados no trabalho em espaço confinado?

Quando um trabalhador precisa realizar atividades em espaços confinados, uma série de cuidados devem ser adotados para garantir a segurança do profissional. Eles estão descritos, principalmente, na Norma Regulamentadora nº 33 (NR 33) e servem para orientar os profissionais sobre quais são os procedimentos a serem seguidos nesse sentido. 

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o procedimento a ser adotado depende do local e da atividade a ser realizada. Dessa forma, contar com um responsável técnico capacitado para a orientação dos colaboradores torna-se essencial. 

Ainda há alguns cuidados que devem ser tomados em relação a esse tipo de atividade antes da entrada do profissional. A atmosfera do local deve ser avaliada para identificar a presença de toxinas e níveis de oxigênio disponíveis. Também é preciso identificar todos os riscos e buscar formas de eliminá-los para que o trabalhador execute as tarefas com segurança. 

O profissional que irá atuar no espaço confinado deve ser capacitado com treinamentos e cursos relacionados a esse tipo de atividade. Ele precisa ter um certificado validado para a realização do trabalho. 

Além disso, é preciso que alguns profissionais estejam presentes no momento do trabalho. Também é necessário ter um supervisor de entrada, responsável por emitir a PET (Permissão de Entrada e Trabalho). No momento da realização das atividades, há ainda a necessidade de contar com um vigia, profissional responsável por monitorar o trabalho e atuar em caso de emergência, retirando o trabalhador do local o mais rápido possível. 

Quais as melhores técnicas de movimentação em espaço confinado? 

Durante o trabalho em espaço confinado também é essencial que todos os profissionais envolvidos estejam atentos às técnicas de movimentação nesse tipo de ambiente. Descubra agora quais são as melhores delas.

Coloque as regras de sinalização em prática 

Sinalizar o trabalho em ambiente confinado é fundamental para garantir a segurança do colaborador e de outras pessoas ao redor. Portanto, deixe o local bem identificado, de forma a mostrar qual a área que não deve ser acessada por outras pessoas. 

Além disso, sinalize que o trabalho está ocorrendo em um ambiente confinado, havendo risco de morte caso pessoas não autorizadas acessem o local. Caso o trabalho esteja sendo realizado em parte de um equipamento, é necessário sinalizar também que a máquina está parada e não deve ser ligada durante a atividade. 

Faça a identificação e isolamento 

Para o trabalho em espaços confinados, o local deve ser identificado e isolado. Para isso, isole o ambiente e não permita que nenhum colaborador ou pessoa não autorizada acesse-o. 

O local também deve ser isolado quanto a fontes de energia ou qualquer outro tipo de atividade que esteja sendo realizada no momento da entrada. 

Coloque bloqueios nos equipamentos

Além do isolamento e sinalização, caso a atividade esteja ocorrendo em parte de um equipamento, é essencial colocar bloqueios para evitar o manuseio. Ou seja, você deve instalar cadeados ou travas para impedir que qualquer pessoa ligue um equipamento ou que ele funcione por qualquer motivo. Lembre-se de que, além disso, a máquina não pode estar conectada à nenhuma fonte de energia. 

Realize a monitoração contínua 

Durante toda a atividade, o profissional e o ambiente devem ser monitorados cuidadosamente. Isso significa que é necessário estar atento às condições dentro e fora do local de trabalho, garantindo que não há nenhum risco para o profissional ou para qualquer pessoa que esteja transitando ao redor. Equipamentos como detectores multi gases, ventiladores ou exaustores devem ser obrigatoriamente utilizados nestas atividades pois são essenciais no monitoramento e manutenção da condição atmosférica segura no interior do espaço confinado.

Caso mudanças inesperadas ou riscos sejam identificados, o trabalho deve ser interrompido imediatamente e a retirada do profissional feita com segurança. 

Garanta equipamentos de proteção adequados

Os EPIs e EPCs são essenciais para esse tipo de atividade. O responsável técnico deve avaliar as condições do ambiente para indicar quais são aqueles que precisam ser utilizados pelo colaborador para garantir a segurança durante as atividades. 

Você tem a responsabilidade de oferecer todos os equipamentos solicitados, garantindo que eles sejam de qualidade e com a respectiva certificação necessária ao risco existente. 

Quais as responsabilidades de empregadores e trabalhadores?

Além de todas essas recomendações, existem responsabilidades específicas para o empregador e o trabalhador durante esse tipo de atividade. 

O empregador deve indicar o profissional técnico responsável, assim como o espaço de trabalho e riscos envolvidos. Também deve garantir a aplicação das normas técnicas e a capacitação de todos os envolvidos no trabalho.

É o empregador que fornece grande parte das informações sobre o local e tem a responsabilidade de só autorizar a entrada após a emissão da PET. Por fim, é dever do empregador retirar o profissional do local ou impedir a atividade diante de qualquer risco para o colaborador. 

Já o trabalhador tem a responsabilidade de colaborar com o cumprimento das normas e utilizar os equipamentos fornecidos. Também deve informar imediatamente qualquer situação de risco que identifique durante as atividades e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a sua capacitação. 

O trabalho em espaço confinado é assunto sério. Afinal, é um ambiente que não foi projetado para a ocupação humana e oferece uma série de riscos aos profissionais. Por isso é tão importante que você entenda quais são as normas e procedimentos de segurança, aplicando as melhores técnicas de movimentação em espaço confinado para garantir a saúde e segurança de quem trabalha nesses locais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *